Site X mídia social? Um dos debates em andamento dentro de uma equipe de marketing é a questão de onde a empresa deve se concentrar mais, seu site ou redes sociais?
As perguntas que acompanham essa são: Qual dos dois gera mais clientes em potencial? Qual canal oferece maior ROI? Ou, qual deles ajuda a empresa a crescer mais rápido?
Se você quiser saber as respostas para essas e outras perguntas relacionadas, continue lendo! Estamos mergulhando em uma análise de ambas as plataformas e colocando-as uma contra a outra.
Site x Mídia Social, O que é Mídia Social?
As redes sociais ou mídias sociais se tornaram um dado adquirido em nosso cotidiano. É usado principalmente para se comunicar ou interagir uns com os outros online. As mídias sociais cresceram significativamente em popularidade na última década, não apenas entre indivíduos, mas também empresas.
Vamos detalhar o nome como uma tentativa inicial de entender melhor as mídias sociais.
“Social” – do latim “socius”, que significa “amigo”. Portanto, ser social significa ser amigável.
“Media” – novamente vem do latim “medius” que significa meio. Assim, a mídia é uma ferramenta de mediação de comunicação utilizada para armazenar e divulgar informações ou dados.
Partindo das definições básicas, temos esta “Redes sociais são aplicativos ou plataformas onde pessoas ou grupos de pessoas (empresas) socializam com seu público”.
Esta é realmente a melhor maneira de usar as mídias sociais. Muitas empresas cometem o erro de postar conteúdo longo, mas não amigável, nas mídias sociais.
Você deve estar se perguntando agora: como posso ser amigável nas mídias sociais?
Para que seu conteúdo seja amigável ou social, ele deve atender a estes 3 critérios:
1. Seja interativo ou envolvente,
2. Conecte pessoas ou mantenha conexões,
3. Agregue valor a todas as partes incluídas nessa troca social.
Se você marcou todos os três com um “cheque”, então você está usando a mídia social exatamente para o que ela foi criada.
Como tudo, tanto as redes sociais quanto o site, têm suas vantagens e desvantagens. Queremos colocá-los lado a lado e ver se conseguimos um vencedor!
Site x Mídia Social Vantagens das Redes Sociais
A principal vantagem das redes sociais é que você pode usar a maioria delas gratuitamente. O oposto é verdadeiro para sites, onde há um custo de desenvolvimento e manutenção. Você não apenas pode usar as mídias sociais gratuitamente, mas também compartilhar seu conteúdo com um grande público gratuitamente.
Tudo o que resta para você fazer nas mídias sociais é fazer upload de uma “mídia” de sua preferência. Você não precisa se preocupar em construí-lo porque está tudo pronto para você.
Site x Mídia Social, Desvantagens das Redes Sociais
Paradoxalmente, as desvantagens das mídias sociais vêm de suas vantagens. Portanto, não se apresse em supor que escrevi erroneamente a mesma coisa duas vezes. Não é…
Portanto, as desvantagens das redes sociais também são:
A primeira grande desvantagem é que não lhe pertence, você está usando algo emprestado por uma empresa, uma plataforma que pode lhe excluir por algum motivo e jogar fora toda a hsitoria de um negocio de anos.
Portanto, tem de estar sempre atento as diretrises delas para não ter surpresas.
Apesar do fato de você poder usar as redes sociais “de graça”(orgânico), o algoritmo deles precisa dar visibilidade ao seu conteúdo. Você pode ajudar a fazer isso acontecer por meio de campanhas e anúncios pagos. Ano após ano, essa forma de marketing pago está ficando mais cara. Você pode usar as redes sociais de graça, mas precisa pagar para jogar o jogo de gente grande!
“O de graça” não existe! principalmente para negócios, porque você precisa pagar uma gestão de social media pra criar postagens, então você não está pagando a plataforma mas, está pagando para algum profissional produzir conteúdo e gerar resultados.
E se você se tomar a frente para fazer esse trabalho estará investindo seu tempo pra produzir conteúdo relevante para seus seguidores e ainda assim estará investindo dinheiro, afinal “tempo é dinheiro”.
As redes sociais são páginas padrão, pré-fabricadas e pré-modeladas que armazenam conteúdo e permitem pequenas alterações, como personalização da capa e fotos de perfil e conteúdo. Eles fornecem apenas uma promoção superficial da sua marca. A mídia social não necessariamente contribui muito para aumentar o reconhecimento ou a fidelidade da marca e, mesmo que não seja usada corretamente, pode até causar danos ou perdas à identidade da sua empresa.
Site x Mídia Social, O que é um Site?
Confira aqui o nosso site !
Uma página da Web é uma coleção de páginas da Internet interligadas sob o mesmo nome de domínio, que é acessível aos visitantes. Os sites podem ser criados e mantidos por um indivíduo, um grupo, uma empresa ou uma organização e usados para diversos fins.
Todos os sites combinados formam a rede mundial de computadores, conhecida como World Wide Web ou WWW.
Os sites vêm em uma variedade aparentemente infinita, incluindo sites educacionais, de notícias, pornográficos, de comércio eletrônico e muito mais.
O conteúdo da página da web geralmente é uma mistura de texto com outras mídias. Portanto, não existem regras que ditam a estrutura de uma página web na internet.
O primeiro site foi criado em 1990 por Tim Berners-Lee, um cientista da computação britânico. 3 anos depois, em 1993, o CERN anunciou que qualquer pessoa poderia acessar a world wide web gratuitamente.
Inicialmente, os sites foram categorizados por suas áreas de atuação:
Sites de agências governamentais = .gov
Sites de instituições de ensino = .edu
Sites de organizações sem fins lucrativos = .org
Sites comerciais = .com
Sites de informações = .info
Embora esses complementos de domínio ainda existam, eles dizem pouco sobre o conteúdo atual das páginas da Web na Internet. Na internet moderna, o complemento “.com” é o domínio mais popular. Seguido por complementos que denotam países, como: .it, .de, .co.uk, .fr, etc.
Um site é inegavelmente benéfico para o seu negócio. Além de servir a imagem do seu negócio, ajuda a aumentar o reconhecimento e a fidelidade da marca e, consequentemente, as vendas. Ele reúne todos os seus projetos de marketing em um destino. Você também pode usar um trabalhador virtual trabalhando para você 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O site deve ser o destino do seu público. O fim do funil, como um escritório virtual. Todo o marketing que você faz online (publicidade, conteúdo, até vídeos e podcasts) deve guiar seu público ao seu site.
Site x Mídia Social, Vantagens do site
O site está configurado para que qualquer pessoa o encontre ao pesquisá-lo e, assim, atender às suas necessidades. Se você fizer SEO corretamente, seu site pode ter uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa como o Google e alcançar até bilhões de pessoas.
Você pode criar um site do zero. Ao contrário das mídias sociais, aqui você pode decidir o que servir aos outros. Você também pode incluir software dentro do site para várias tarefas que deseja realizar diariamente.
Exsitem varias vantagens mas, uma vantagem crucial para um Site é que, ele é seu, você tem total liberdade para usar do jeito que você quiser, de construir seu negócio no seu próprio terreno, ou seja, diferente das Redes Sociais que é tudo cheio de regras pode isso, mas nao pode aquilo e ainda se cometer algum deslize pode ter sua conta extinta e jogar fora anos de investimento em plataformas de terceiros.
Site x Mídia Social, Desvantagens do site
SEO está em constante mudança. Caso você mesmo se propuser a criar o seu Site sem conhecimento e cometer erros, corre o risco de ter uma classificação mais baixa nos mecanismos de pesquisa e, como resultado, perder vendas. Você precisa aprender habilidades de SEO ou contratar um profissional.
Embora você esteja gastando dinheiro, isso provavelmente é uma bênção. Contratar um profissional para criar seu Site e que entenda de SEO pode ser a melhor decisão com o maior ROI que você já fez.
Se você não entende de SEO, Design e de Técnicas de Desenvolvimento para desenvolver o Site que deseja para seu negócio, nesse caso você deve investir um pouco de dinheiro para criar um Site Profissional e poder concorrer de igual para igual frente aos concorrentes e ser encontrado nos resultados do motores de busca como Google, Bing, Yahoo entre outros ou simplesmente vai continuar perdendo sempre para seu concorrente, que já ele tem um Site e você não!
Site x Mídia Social, O que fazer agora, qual devo optar?
Sites ou Redes Sociais? O que é melhor para o seu negócio?
A resposta é que você tem que usar os dois. Uma combinação dos dois provou dar os melhores resultados para empresas de todas as áreas.
As estratégias de mídia social são ótimas para gerar leads. É por meio do site, no entanto, que você canaliza esses leads pelo funil de marketing. Dessa forma, você tem total controle sobre a sua marca e a experiência do seu público.
Pense nas mídias sociais como uma maneira de alcançar e conhecer seus clientes em potencial. Considerando que, seu site, como eventos diferentes, onde você fornece as informações que eles precisam ou desejam fornecer. E onde também podem comprar seus produtos e serviços.
Se você usar essas duas ferramentas de comunicação corretamente, atrairá e se envolverá com seu público por meio das redes sociais e venderá usando seu site.
E com um Site você tem o poder de usar toda a inteligência do Google para vender todos os dias através de diversas redes que o Google tem.
Os resultados de Rede de Pesquisa são só o começo, um Site dá superpoderes ao seu negócios e uma infinidade de possibilidades de usar em de todas as redes do Google, passando pelo YouTube, Rede de Display, Gmail, Google Maps…