O projeto do site institucional é bastante complexo e exige uma arquitetura da informação minuciosa.
Afinal, você terá que inserir todas as informações relevantes sobre a empresa nesse espaço, que variam conforme seu modelo de negócio e área de atuação.
Para não deixar nenhum conteúdo de fora, confira minha lista de elementos essenciais para um projeto de site institucional.
1. site institucional é a História da empresa
O site institucional é o lugar certo para contar a história da sua empresa, desde a fundação até os dias atuais.
Nessa área, você pode abusar do storytelling e criar uma narrativa envolvente para conquistar seus clientes, mostrando toda a trajetória do negócio, suas vitórias e marcos importantes.
Muitas empresas utilizam o formato de linha do tempo para exibir esse conteúdo, começando pelo ano de nascimento da empresa e pontuando cada evento ao longo dos anos.
2. Cultura organizacional com site institucional
A cultura organizacional reúne os valores, princípios e métodos que são exclusivos da empresa, formando uma identidade que a diferencia das demais no mercado.
Existem culturas de inovação, culturas de desempenho, culturas colaborativas e vários outros tipos, que refletem diretamente os objetivos da organização e sua proposta de valor.
Por isso, é importante reservar uma área do seu site institucional para falar sobre a cultura da empresa, que pode estar conectada à missão, visão e valores.
3. Produtos e serviços
Ao criar um site institucional, você precisa planejar uma seção exclusiva para expor, detalhar e valorizar seus produtos e serviços.
Isso porque os consumidores veem informações sobre suas soluções em vários locais da web e esperam encontrar uma descrição bem mais aprofundada e precisa no seu site oficial.
Não à toa, muitos sites contêm manuais e catálogos completos e atualizados para incentivar a decisão de compra dos usuários.
Além disso, várias empresas integram seus sites a e-commerces próprios ou recomendam distribuidores de seus produtos e serviços.
4. Contatos
Quando o usuário acessa seu site institucional, ele precisa encontrar rapidamente os meios para entrar em contato com a empresa.
Uma das soluções mais usadas atualmente são as janelas de chat, que já oferecem atendimento imediato (humano ou automatizado).
Na área de contato, você deve incluir o SAC da empresa, página de FAQ e opções de e-mail, telefones e locais físicos de atendimento.
5. Cases de sucesso
Os usuários também querem conhecer os cases de sucesso da sua empresa, que aumentam ainda mais sua credibilidade na web.
Por isso, tenha uma área dedicada a projetos bem-sucedidos, campanhas de impacto e programas exclusivos da empresa.
Se você presta serviços, é ainda mais importante mostrar que suas soluções estão funcionando para os clientes.
Também vale divulgar seus prêmios e qualquer outra forma de reconhecimento no mercado, que ajude a construir uma reputação sólida.
Com bons cases, seu site pode se tornar referência entre clientes, profissionais da área, concorrentes e outros públicos interessados.
6. Blog
Incluir um blog na criação de site institucional é uma estratégia perfeita para oferecer conteúdo de qualidade e fortalecer sua autoridade na área.
Não à toa, o blog é a principal plataforma do marketing de conteúdo, capaz de atrair e nutrir leads com informações sobre suas soluções, além de ideias e tendências do mercado.
Logo, um blog renomado é valioso para transformar seu site em uma plataforma de marketing e vendas online.
7. Redes sociais
Todo site institucional deve conter os links para todas as redes sociais em que sua empresa está presente.
Inclusive, boa parte do tráfego do seu site vem das mídias sociais – daí a importância de integrar esses canais.
8. Relações com a imprensa
Por fim, a área de imprensa é fundamental no seu site institucional, para garantir uma boa relação com os veículos e produtores de conteúdo.
Essa seção deve conter seus press releases, notas de esclarecimento e contato da assessoria de imprensa.