Google Ads o que é?

Google Ads o que é? Se esse nome soa um pouco familiar, não é à toa, pois apesar de o nome ser novo no mercado, a ferramenta já é bastante antiga e muito utilizada em estratégias de marketing digital.

Isso porque é uma das melhores ferramentas para divulgar empresas na internet. Além da boa visibilidade que proporciona aos anunciantes, ainda é possível ter bons resultados com um orçamento enxuto, desde que as estratégias sejam bem planejadas e executadas.

Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns links em destaque no resultado. Você provavelmente também já acessou um blog e encontrou um banner de anúncio em algum local da página. Ou, ao assistir a um vídeo no YouTube, visualizou alguns anúncios antes ou durante os vídeos.

Os três exemplos de anúncios são distintos: um é em pesquisa, outro é em sites e outro é no YouTube. Porém, eles têm algo em comum: todos podem ser criados e gerenciados via Google Ads.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Google Ads, como funciona e as vantagens de investir nessa ferramenta?

Entenda o que é o Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, ou seja, é o serviço de Links Patrocinados — tão falado e divulgado por profissionais de marketing. Você com certeza já fez buscas na internet sobre um tema específico e teve diversos resultados, certo?

Então, os Links Patrocinados aparecem sempre no início e no fim da página de pesquisa — são aqueles que exibem a palavra “Anúncio” antes do endereço do site. Se você ainda não percebeu esse detalhe, faça uma pesquisa e observe.

A primeira versão da ferramenta foi criada em 2000 e, desde então, já sofreu diversas melhorias tanto no layout da plataforma quanto no formato de seus anúncios. No entanto, a maior parte das mudanças ocorreu principalmente em relação ao seu motor interno, o que tornou as buscas mais segmentadas.

O nome do serviço também sofreu mudanças ao longo dos anos. Sua primeira versão era comumente chamada de Google AdWords. Agora a designação do serviço ficou mais resumida, mas sua utilidade e eficácia ainda é a mesma.

O que é o Google Ads e como funciona

O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e desde então ela vem liderando o mercado.

Em 2019, a receita publicitária do Google Ads foi de U$ 134 bilhões de dólares. O segundo lugar ainda está longe: é a plataforma de anúncios do Facebook, com U$ 69 bilhões.

Desde 2001, o crescimento da receita do Google Ads é notável, conforme mostra dados do Statista:

Rede de pesquisa

Esses são aqueles anúncios que aparecem com uma pequena legenda e são exibidos nos resultados de pesquisa. Eles ficam em destaque no início e no fim da página. Nesse formato, o anunciante só paga quando a pessoa clica em seu anúncio.

Rede display

Tipo de campanha exibida em websites, páginas de notícias e blogs, que formam a rede display do Google. Esse formato de anúncio pode ser feito baseado em informações demográficas, palavras-chave e remarketing, e são exibidos em formato de texto, banner, em aplicativos móveis e até mesmo no próprio Gmail.

YouTube

Você já assistiu vídeos no YouTube, os quais apareciam vídeos de anúncios de empresas e serviços? Então… o Google Ads também permite a criação de propagandas para serem exibidas na plataforma. Nesse caso, o anúncio pode ser feito em diferentes formatos, e cada um deles têm uma forma diferente de cobrança.

Aplicativos

Nesse caso, os anúncios são configurados para serem exibidos em aparelhos celulares que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android.

Conheça algumas vantagens de investir no Google Ads

Bom, você já sabe o que é o Google Ads, mas ainda tem dúvidas se investir nessa ferramenta trará retorno? Se não conhece a fundo o serviço, é normal ficar um pouco desconfiado, mas, por outro lado, se for dono de um e-commerce e não investe em Links Patrocinados, você pode deixar de fechar boas vendas para seu negócio.

Para tirar todas as suas dúvidas, vamos citar 5 vantagens de investir nessa poderosa ferramenta de marketing digital. Confira!

Criação de anúncios segmentados

Uma das principais vantagens dos Lins Patrocinados é o poder de segmentação que o serviço oferece. É possível escolher o perfil do público que deseja criar seus anúncios, o que gera mais oportunidades de negócio para sua empresa. Até a região a qual você deseja que a propaganda apareça pode ser escolhida.

Sendo assim, se tiver um pequeno e-commerce e quiser atender apenas algumas cidades, basta informar no momento de configurar a campanha. Desse modo, o anúncio só deve aparecer para quem se encontra naquela região.

Flexibilidade no orçamento das campanhas

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em fazer propaganda é que o investimento será alto, certo? Mas no caso dos Links Patrocinados é possível ter bons resultados com um orçamento enxuto, pois você estabelece o limite de gastos diários.

Dessa forma, seus anúncios sempre ficam ativos e você não ultrapassa o orçamento disponível para sua campanha de marketing.

Pagamento por clique

O modelo de pagamento mais utilizado pelo Google é o Pagamento por Clique. Nesse caso, o anunciante só paga quando um usuário clica em sua propaganda e acessa o site da empresa. Além disso, é possível escolher quanto deseja pagar por cada clique, mas o valor pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo da concorrência da palavra-chave.

Visibilidade para sua empresa

Embora o principal objetivo dos Links Patrocinados seja gerar negócios para sua empresa, eles não servem apenas para vender. Na realidade, a estratégia é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de seu negócio.

Isso porque as campanhas da rede display, que são exibidos em sites parceiros do Google, aparecem de acordo com a relevância e contexto. Sendo assim, se você vende roupas infantis e alguém acessa um site ou blog voltado para mamães, seu anúncio poderá ser exibido nessa página, gerando visibilidade para sua empresa.

Otimizações para anúncios

Veja algumas otimizações muito simples de anúncios:

Segmentação geográfica

Quando é preciso segmentar os anúncios para mais de uma região devido a um determinado contexto. No segmento imobiliário, por exemplo, alguns locais usam a palavra “dormitório”, enquanto outros usam “quarto”.

Faixa horária e dia da semana

Parece básico, mas muita gente ignora essas facilidades. Alguns produtos vendem mais no fim de semana, outros após o horário comercial. Vale a pena estudar o seu mercado e até mesmo a sua marca para fazer essa otimização.

Orçamento compartilhado

Divida do orçamento entre grupos pequenos de campanhas que têm a mesma demanda, comportamento e performance. Se isso não for feito, a campanha maior e com termos mais genéricos acaba usando todo o dinheiro.

Adição e negativação de palavras

Relatórios gerados pelo sistema do Google Ads dão oportunidades de ouro. Eles indicam, por exemplo, quais são as buscas feitos por usuários que mais geraram cliques. A partir daí, pode-se escolher novas palavras-chave para adicionar à campanha e, também, outras que não estão rendendo e devem ser eliminadas.

Outras otimizações

Veja outras otimizações possíveis:

  • Variação do índice de qualidade;
  • Análise por parceiros de pesquisa;
  • Analisar por dispositivos;
  • Análise dos concorrentes.

Rolar para cima