É o início do fim para o Facebook? O Facebook (FBOK34) registrou uma perda de usuários pela primeira vez em sua história, segundo o balanço divulgado na quarta-feira (2). Pelo menos 500 mil usuários foram perdidos por dia no último trimestre de 2021.
Isso significa que a rede social foi de cerca de 1,93 bilhão de usuários diários para 1,929 bilhão. Uma diferença que pode não parecer tão grande assim, mas que impacta diretamente os negócios e a visão dos analistas de mercado.
Ainda mais se for levado em conta que este foi primeiro resultado divulgado após o Facebook mudar oficialmente seu nome para Meta e anunciar, de vez, sua entrada no metaverso.
Mesmo com a queda, a receita do último trimestre de 2021 foi de US$ 33,67 bilhões, acima dos US$ 33,4 bilhões esperados por analistas.
Mas será que é o suficiente?
Para o mercado, não
As ações do Facebook caíram mais de 27% nesta quinta-feira (3), fazendo a Meta perder mais de US$ 200 bilhões em valor de mercado e os preços dos papéis despencarem.
O JPMorgan alterou a indicação da companhia para “neutra” e foi retirada de uma lista de recomendações de ativos chamada Analyst Focus List.
Segundo o site Business Insider, o analista Doug Anmuth, do JPMorgan, afirmou que “o Facebook está vendo uma desaceleração significativa no crescimento da publicidade ao embarcar em uma transição cara, incerta e de vários anos para o metaverso”.
O Q geracional
Um dos motivos para a queda em usuários ativos pode ser a mudança demográfica clara no Facebook.
Pessoas mais jovens que os millennials (nascidos entre 1980 e 1995), ou seja, os os famosos integrantes da “geração Z”, gastam seu tempo em outras redes sociais, como o TikTok.
Segundo documentos obtidos pelo site The Verge, o uso do Facebook por adolescentes caiu 13% de 2019 a 2021, com uma projeção de queda de 45% nos próximos dois anos. Entre jovens de 20 a 30 anos, a expectativa é de uma queda de 4% no mesmo período.
O site alemão Statista aponta que, nos Estados Unidos, a maior concentração demográfica de usuários da rede social de Mark Zuckerberg está na casa dos 25 aos 34 anos, representando 26,4% do total.
Os adolescentes de 13 a 17, no entanto, são a minoria, representando apenas 3,2% dos usuários do Facebook.
No Brasil, a tendência é a mesma: 28,4% dos usuários têm entre 25 e 34 anos.
Nós sabemos que o Facebook, Instagram e WhatsApp são ferramentas alternativas de marketing digital, e existem muitos usuários que colocam todos os seus esforços nestas plataformas alheias, Cuidado!
Aqui fica um alerta, nada é garantido e quando se usa uma rede social como única forma de presença na internet, o risco é muito grande, pois do dia para a noite tudo pode ir de agua abaixo e todo o trabalho talvez de dias, meses, ou até mesmo anos, podem ser perdidos e nunca mais serem recuperados.
A dica é, “construa algo sólido na internet, mas construa no seu próprio terreno” não em terreno emprestado que a qualquer momento pode não mais existir. A Agência 2e ê especialista e pode ajudar seu negócio no que ele precisa para construir a história do seu negócio sem medo de um dia perdê-lo.
Se você está iniciando uma atividade empresarial e já quer começar com o pé direito usando o mkt digital a seu favor ou se já faz parte do mercado há tempos, e está cansado de ver seus clientes comprarem na internet, nos da Agência 2e temos um convite para você…
🎯 Solicite uma CONSULTORIA MARKETING DIGITAL GRATUITA para a sua empresa. Clique neste link aqui
Fonte: moneytimes