A importância da performance para um site, Existem muitos fatores para o sucesso de um site na internet. E podemos citar vários aqui como relevância do conteúdo, otimização de SEO, mas muitos esquecem de algo muito importante para os buscadores: a performance do site.
Sites que não tem um bom desempenho são deixados de lado pelos algoritmos do Google, por exemplo.
Isso representa não só uma perda de posições nos resultados de busca, como também na perda de visita e aumenta da taxa de rejeição em seu site.
O carregamento rápido de páginas em sua totalidade é essencial para alcançar o topo dos rankings de busca.
E existem muitas dicas para otimizar a performance do seu site, fazendo um layout mais limpo, upando imagens e arquivos mais leves, etc.
Como o Google escolhe os sites das primeiras posições?
Um dos fatores importantes para esses algoritmos é a velocidade de carregamento da página. Isso porque o Google — e até mesmo os demais motores de busca — prezam pela experiência do usuário, e o tempo de espera para visualizar o conteúdo buscado é um fator que está diretamente ligado a essa questão.
O mobile e o carregamento da página
Com a utilização do acesso mobile crescendo exponencialmente em todo o mundo, a questão se torna ainda mais latente. No Brasil, os serviços de Internet móvel ainda não são os mais adequados para o carregamento de páginas mais pesadas, e é preciso refletir bastante sobre essa questão, principalmente porque o 5G ainda deve demorar para tornar-se uma realidade por aqui.
Contudo, antes de pensar em aparecer nos primeiros lugares dos buscadores, pense na experiência do seu público. A própria gigante Google indica: não crie conteúdo para algoritmos, crie para os próprios usuários e você será ranqueado.
E por que a performance é tão importante?
Como já deu para perceber, a performance é importantíssima para levar o seu site ao sucesso.
No mundo atual, os consumidores são cada vez mais exigentes e querem consumir informação cada vez mais rápido.
É preciso entender que para agradar o cliente, é preciso ter um site rápido, que carregue em poucos segundos, que não haja nenhum link quebrado e que nenhuma imagem deixe de abrir em nenhuma página.
Entre outros pontos, estes são os mais comuns que fazem o visitante desistir do seu site, fechá-lo na aba de navegação e não voltar nunca mais.
Para entender melhor a importância de ter uma boa performance do seu site, vamos mostrar alguns dados.
Em média, um em cada quatro visitantes que acessam o seu site desistem dele se a página demorar mais de cinco segundos para ser carregada.
Esse número chega a 75% dos usuários que acessam sites via dispositivos móveis (smartphone e tablet).
Quase 50% destes usuários afirmam que não voltariam a visitar esses sites por causa da demora no carregamento das páginas. Outro dado que impressiona é que é nos primeiros cinco segundos que o usuário é conquistado pelo site.
Em outras palavras, um rápido carregamento de página é importante para que o cliente tenha “um amor à primeira vista”.
Em relação as lojas virtuais, cerca de metade dos usuários que compram em e-commerce esperam que as páginas carreguem em até dois segundos.
Nesse ponto, a taxa de conversão também aumenta quando a landing page carrega em menos de dois segundos.
Esses números mostram que quanto melhor for a performance do seu site, mais fácil será para o crescimento dele na web.
Isso pode ajudar a proprietários de website de todos os tipos, sejam eles sites institucionais, lojas virtuais, portais de notícias, blogs pessoais, etc.
E isso ainda pode ajudar a ganhar posições nos resultados de busca do Google, além de ser um potencializador de autoridade.
Uma boa performance tende a criar uma boa reputação online da sua empresa.
Como avaliar o desempenho do site quanto à velocidade?
Entenda o tempo ideal para o carregamento
De acordo com o Pingdom, o tempo ideal de carregamento de um site é de 5 segundos. No entanto, segundo o vídeo do Google Site, o limite para a velocidade é de apenas 2 segundos.
Utilize ferramentas
PageSpeed do Google
Ferramentas como o PageSpeed do Google analisam o site da sua empresa e ainda oferecem uma série de soluções práticas para otimizar a velocidade de carregamento da sua página.
Como melhorar a performance do meu site?
A melhor dica é a definição de objetivos de desempenho. Portanto, o primeiro passo é analisar como a sua empresa está no momento.
Para isso, utilize ferramentas que podem lhe der todos os índices de desempenho importantes para a performance do seu site.
A partir do acesso a esses dados, busque definir metas e um prazo para melhorar o desempenho em curto, médio e longo prazo.
Depois dessa definição, você terá muito mais facilidade em montar um plano de ações para melhorar o page speed e o tempo de carregamento da sua página em velocidade limitada de internet.
Entre as métricas que é preciso analisar podemos citar o tempo de carregamento da página, o tempo de carregamento total, a pontuação Page Speed do seu site, o peso da sua página, etc.
Uma dica simples de ação para melhorar o desempenho é conseguir converter arquivos pesados em formatos mais leves, como podemos fazer com imagens, por exemplo.
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